top of page

Sede da Diocese

 

 

 

OSASCO SEDE DA DIOCESE

Em 1887 o imigrante italiano Antonio Agú, comprou uma gleba de terras próxima à várzea do Rio Tietê e passou a explora-las e a fornecer areias, telhas e tijolos para uma das mais importantes ferrovias do Estado, o Sorocabana.

O IMIGRANTE Antônio Giuseppe Agú nasceu em Osasco, Itália, no dia 25.10.1845. Filho de Antônio Giuseppe de Pietro Agú e Domenica

Um dos objetivos de Antonio Agú era atrair o capital de São Paulo para Osasco. Por isso, procurou das à vila condições de ser habitada e os imigrantes recém-chegados foram se instalando na região. Ainda hoje é bem nítida a diferença entre esta região mais planejada, o atual bairro Presidente Altino, e o resto da cidade.

Assim foi nascendo Osasco: algumas casas ao longo dos trilhos, pequenas indústrias lutando por se instalar, plantações, um mercado de porcos.

Tudo leva a crer que o seu fundador já imaginava implantar naquele lugar um núcleo de grande desenvolvimento, provavelmente industrial. Tanto que deixou áreas reservadas para mercado, escola e cemitério.

Em janeiro de 1910, filho de um dos primeiros industriais da cidade, conseguiu realizar um vôo de 103 metros a uma altura que variou entre 2 e 4 metros do chão! Fato que virou manchete nos jornais da época…

Em razão disto, Osasco é considerada o berço da aviação na América do Sul.

Santo Antônio foi escolhido como o padroeiro de Osasco pelo então Arcebispo de São Paulo, Dom Duarte Leopoldo e Silva. Provisoriamente a igreja funcionou em uma residência. Posteriormente, o Padroeiro ganhou uma igreja que se localiza onde hoje se encontra a Catedral de Santo Antonio.

Começou, então, a se formar uma comunidade que, historicamente, sempre lutaria para definir seu próprio destino.

O desenvolvimento industrial trouxe um aumento vertiginoso à população deixando uma herança que até hoje se faz sentir. Multiplicaram-se os loteamentos irregulares e a população cresceu desordenadamente. Faltavam luz, água, esgoto, transporte. Os impostos arrecadados em Osasco não se revertiam em benefício para a sua população. A prefeitura da capital, preocupada com a área central relegava a segundo plano os bairros da periferia. Em 1939, Osasco abrigava 12 mil habitantes; na década de 40 a metalurgia pesada começou a se instalar caracterizando a área como núcleo operário que já a partir de 1950 contava com 43 mil habitantes.

Em 1948 um grupo de moradores começou a luta pela emancipação de Osasco. A árdua campanha foi derrotada no primeiro plebiscito realizado em 1953.

Seguiram-se anos de luta.

Apenas em 19 de fevereiro de 1962, após um árduo trabalho liderado por Monsenhor Camilo, padre passionista, oficializou-se a posse do primeiro prefeito e da primeira câmara de vereadores.

A Diocese de Osasco, como um todo, apresenta características comuns em uma grande parte de seus municípios que surgiram como “cidades dormitório” para uma enorme massa anônima de migrantes, na sua maioria, que serve a capital paulista. No entanto, é marcada também por uma grande variedade cultural, racial e social.

bottom of page